Notícias
De cabeleireira ao Direito
Eu já passei por diversas fases na minha vida, enfrentando situações adversas e confesso que muitas delas difíceis. Mas, nunca tive medo da mudança. Mudar é uma das experiências humanas mais ricas e emocionantes. Envolve risco, aventura, inovação, criatividade e coragem. E, principalmente, permite que recriemos uma versão melhor, mais inteligente e integrada de nós.
E, foi por isso que acerca dos meus 30 e poucos anos decidi correr esse risco, de Cabeleireira ao Direito. Mas, por que escolhi o Direito? Além de ser um curso com amplas áreas de atuações e de extrema relevância para a sociedade, tenho uma certa afinidade com questões investigativas e com a resolução de problemas. Não suportar injustiças e poder contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, assim como defender seus direitos, fez a minha escolha ficar mais fácil.
E, por muita sorte, a família Berwanger Advogados me escolheu. Iniciei essa etapa da minha vida da melhor maneira possível, ao lado de duas pessoas excepcionais que são profissionais excelentes. Obrigada, de coração, Jane Berwanger e Ana Berwanger. Tenho certeza de que nossa caminhada está apenas no início e espero poder contribuir, ainda mais, para o crescimento desta empresa, a qual chamamos de família.

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) está transformando o acesso ao salário-maternidade no campo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novo ofício circular (nº 63/2025) esclarecendo como a autodeclaração de atividade das seguradas especiais deve ser tratada nos pedidos do benefício.

Enchentes, secas prolongadas e pragas que destroem plantações são realidades duras da vida no campo. Quando a natureza não colabora, o prejuízo vai muito além da lavoura. O impacto pode atingir também o futuro do trabalhador rural, especialmente no momento de requerer a aposentadoria junto ao INSS.

Num mundo cada vez mais digitalizado, um simples conjunto de caracteres pode abrir (ou expor) a vida inteira de um cidadão. Trata-se da senha GOV, o acesso unificado aos serviços públicos federais do Brasil. Segundo a advogada especialista em Direito Previdenciário Jane Berwanger, essa senha é mais poderosa do que muit